Por Faeza Rezende
Foi o maior público internacional da história da ExpoZebu: 513 estrangeiros. A quantidade de países visitantes também é a maior da história: 36, incluindo grandes delegações da Colômbia, Bolívia, Panamá e México. O resultado surpreendente mostra o interesse crescente na pecuária brasileira.
“Estamos muito felizes e só temos a agradecer a todos que visitaram nossa feira e à equipe que trabalhou muito para receber todas essas delegações. Esperamos que, a cada ano, esse número cresça ainda mais”, destacou a diretora da área internacional da ABCZ, Ana Cláudia Mendes Souza.
O grande público internacional agradou os associados ao Brazillian Cattle, projeto desenvolvido pela ABCZ em parceria com a Apex - Brasil, Federico Falland, gerente comercial da Agro Betel, disse que o contato com os visitantes possibilitou a projeção de negócios. “Para nos é uma oportinidade fantástica, porque as viagens internacionais são caras e, aqui, tivemos acesso a muitas pessoas durante uma semana”, avaliou.
Público interessado na nossa pecuária, como o presidente da Asocebú Colômbia, Maurício Moreno, que conta que já participa da ExpoZebu há mais de 10 anos. “É uma grande oportunidade estar aqui e ver de perto o avanço das raças zebuínas”, comenta.
O recorde de visitantes foi registrado justamente no ano em que o Brazillian Cattle completou 15 anos. A data foi comemorada com festa e homenagem a associados e incentivadores do projeto. Além da comemoração, atividades importantes e inovadores marcaram a programação internacional da ExpoZebu 2018.
Inédita, uma Rodada de Negociações de Protocolos Sanitários foi realizada, com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), entre o Brasil e países interessados na pecuária brasileira. “Como resultado, tivemos oito protocolos fechados e avanço em várias negociações”, comentou Icce Garbellini, gerente internacional da ABCZ.
Entre os protocolos fechados estão quatro com a Quênia, dois com o Equador e dois com a Guatemala. Além disso, as negociações avançaram com países como Tailândia, Malásia, Índia, Nicarágua e Colômbia.
Além disso, Icce destaca que a ExpoZebu significa um pontapé para novos acordos sanitários e também, claro, negócios. A expectativa é que, após o balanço das empresas associadas ao Brazilian Cattle, o volume de comercialização este ano cresça até 30% em relação ao ano anterior.
Créditos: abcz